Brincadeiras na educação Infantil
Querido professor é importante que na educação infantil, seja separado um tempo para brincadeiras.
A realização de atividades com a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula contribui para a formação de atitudes sociais como, respeito mútuo, cooperação, relação social e interação, auxiliando na construção do conhecimento
Os jogos devem ser aplicados de uma forma planejada, de modo que leve realmente o aluno a aprender brincando.
O jogo é uma atividade poderosa que estimula a atividade construtiva da criança, criando assim, um espaço para pensar, abrindo lugar para a criatividade, a afirmação da personalidade e a valorização do eu.
O bom êxito de toda atividade lúdica pedagógica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor.
“A infância é um conjunto de possibilidades criativas que não devem ser abafadas. Todo ser humano tem necessidade vital de saber, de pesquisar, de trabalhar. Essas necessidades se manifestam nas brincadeiras, que não são apenas uma diversão, mas um verdadeiro trabalho.” (GADOTTI,1994,p.53)
Abaixo algumas Brincadeiras que podem ser desenvolvidas com as crianças da Educação Infantil.
Caça ao objeto:
Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde a festa (Atividade) será realizada. Reúnem-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar, pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado. O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Corrida do milho:
Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares - um deles segura uma colher e o outro um copo descartável.
Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura.Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Corrida do ovo na colher:
Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Corrida do Saci ou Corrida dos sapatos:
Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar,pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Corrida do saco:
Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura. Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.
Nota: Para substituir o saco de pano pelo de plástico (grosso) de lixo, que é mais escorregadio, é preciso testar o local da corrida com antecedência.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Corrida dos pés amarrados:
Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes no reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo esquerdo de seu par. Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada. Marca-se um local de partida e outro de chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dança da laranja:
Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dança das cadeiras:
Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário